quinta, 19 julho 2018
 
BI - Projeto

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Finalidade
Projeto de Software situa-se no núcleo técnico da Engenharia de Software e é aplicado independente do processo de desenvolvimento utilizado. Durante esta fase há uma ênfase na definição dos objetos de software, como eles colaboram para a satisfação dos requisitos e como se dará a persistência dos mesmos.
Resumidamente esta fase tem por finalidade:
  • Fornecer a descrição lógica de como um sistema funcionará baseada no paradigma orientado a objetos;
  • Definir as relações entre os elementos estruturais do software, os padrões de projeto que podem ser usados para satisfazer os requisitos;
  • Identificar estruturas de dados necessárias para implementação do software;
  • Definir ambientes para desenvolvimento, homologação e produção;
  • Planejar contingência;
Como produto teremos a geração dos seguintes artefatos: Modelo de Dados, Plano de Migração, Plano de Contingência.
Etapa - Planejamento da Fase Projeto Reunião de Apresentação de Projeto Planejar Execução Verificar Ambiente Local de Projeto Refinar Planejamento Repete-se até o Fim da Fase Projeto do Banco de Dados Escolha do Banco de Dados Dimensionamento Volume Taxa de Crescimento Frequência de Atualização Otimização do Modelo para o Banco Escolhido Projeto do ETL Definir Estratégia de Carga dos Dados Definir Campos Derivados Definir Nível de Agregação Etapa - Monitoramento de Requisitos Tratar Mudança

 

Etapa: Planejamento de Fase Projeto
Descrição: Esta etapa consiste no planejamento (determinando atividades) da fase de projeto do subprojeto em questão(iteração).
Nesta etapa orienta-se também a realização de uma Reunião de Apresentação do Projeto para as pessoas que estão integrando a equipe de projeto, bem como, verificar ambiente local de desenvolvimento dos mesmos.
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Atividade: Reunião de Apresentação de Projeto
Responsável: Líder de Fase.
Descrição: Convocar os colaboradores do projeto, que ainda não integram a equipe de trabalho, para uma reunião onde serão fornecidas as informações disponíveis até o momento sobre o projeto.
Entradas:
    Documentos Gerados nas fases de Contratação e Análise:
  • Projeto Preliminar ;
  • Interface Gráfica;
  • Modelo de Domínio;
  • Estimativa de Projeto revisada;
  • Plano de iterações (planejamento dos subprojetos com respectivo cronograma geral);
  • Lista de Riscos Refinada.
Saídas: Ata da Reunião de Apresentação do Projeto.
Ferramentas:
Modelos: Modelo de Ata de Reunião.
Tarefas:
  • Convocar a equipe do projeto;
  • Apresentar à equipe os compromissos assumidos com o cliente;
  • Garantir que a ata da reunião seja confeccionada e devidamente armazenada.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Planejar Execução
Responsável: Líder de Fase.
Descrição: Planejar a execução da fase de Projeto determinando atividades, responsabilidades e definindo prazos.
Entradas: Cronograma Geral da Fase de Projeto.
Saídas: Cronograma Detalhado da Fase de Projeto.
Ferramentas: Software Almirante;
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Elaborar cronograma da Fase;
  • Planejar, caso necessário, treinamentos em tecnologias e processos;
  • Planejar reuniões de acompanhamento.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Verificar Ambiente Local de Projeto
Responsável: Líder de Fase.
Descrição: Deve solicitar que sua equipe verifique se suas estações de trabalho possuem o ambiente necessário, conforme padrão estabelecido na CELEPAR, para iniciar as atividades do projeto.
Também está incluída nesta atividade a liberação de direito de acesso no repositório do projeto no sistema de controle de versão, ferramenta indispensável para o desenvolvimento do projeto.
Entradas: Não aplicável.
Saídas:
  • Ambiente Desktop verificado;
  • Direito de acesso ao Repositório do projeto criado.
Ferramentas: Expresso - Solicitação de Serviço (OS) ao setor responsável.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Solicitar verificação do ambiente das estações de trabalho;
  • Solicitar liberação de acesso ao repositório do projeto no sistema de controle de versão.
Guias:
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Atividade: Refinar Planejamento
Responsável: Líder de Fase.
Descrição: Acompanhar a execução da fase de Projeto e avaliar possíveis mudanças durante o processo.
No contexto do software Almirante as mudanças se manifestam através de Ocorrências e solicitações de replanejamento durante o processo de execução de tarefa.
Uma ocorrência, nesta fase, pode ser tratada através de replanejamentos que resultam em alterações no cronograma..
Entradas: Dados fornecidos pelo software Almirante.
Saídas: Ocorrências avaliadas e cronograma da fase refinado.
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Acompanhar execução da fase;
  • Avaliar ocorrências;
  • Replanejar cronograma.
Guias: Não aplicável.
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Etapa: Monitoramento de Requisitos
Descrição: Esta etapa visa o monitoramento de requisitos a fim de identificar possíveis mudanças e impactos.
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Atividade: Tratar Mudanças
Responsável: Analista de Requisitos.
Descrição: Identificar e registrar mudanças de requisitos .
A identificação da mudança de requisitos inicia-se com uma percepção de uma alteração de mercado, de legislação (imposição), de alterações de fundos para o projeto (recursos financeiros ou de pessoal tanto interno da CELEPAR como do cliente), de disponibilização ou mudança de tecnologia, de algum outro ato ou necessidade percebida..
Entradas: Evento causador da mudança.
Saídas: Alteração dos requisitos no Software Almirante.
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não Aplicável.
Tarefas:
  • Identificar mudanças de requisitos;
  • Avaliar Impactos e informar o líder de projeto e, este por sua vez, deverá avisar os respectivos líderes de fase para programarem as tarefas necessárias;
  • Documentar mudanças de requisitos;
  • Aprovar Mudanças de Requisitos e Replanejamento do Projeto.
Guias: Guia de Gerenciamento de Requisitos.
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Etapa: Projeto do Banco de Dados
Descrição: Esta etapa consiste em elaborar o Modelo de Dados.
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Atividade: Escolha do Banco de Dados
Responsável: Analista de Sistemas/DBA
Descrição: Escolha do Banco de Dados mais Apropriado para a Criação do Datamart. A GTI deverá ser contactada para definição de arquitetura e Banco de Dados adequados.
Entradas:
  • Comparativo de Bancos de Dados
  • Lista de Bancos de Dados Utilizados De Modo Corporativo
Saídas:
  • Justificativa de Escolha do Bancos de Dados
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  • Análise dos Bancos de Dados Disponíveis no Mercado
  • Comparativo de Funcionalidades dos SGBDs
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Etapa: Dimensionamento do Banco de Dados
Descrição: Dimensionamento do Banco de Dados de Acordo com os Dados que alimentarão o Datamart.
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Atividade: Volume
Responsável: Analista de Sistemas/DBA
Descrição: Dimensionamento do Datamart para os diferentes volumes de dados: pequeno, médio, grande e muito grande, de modo que o banco esteja preparado para trabalhar bem com qualquer volume de dados. Contactar a GTI para definição deste item.
Entradas:
  • Tamanho dos Dados a Serem Carregados
  • Periodicidade da Carga
  • Tempo de Armazenamento
  • Validade dos Dados
Saídas:
  • Estimativa de Volume a ser Carregado de acordo com o período avaliado
Ferramentas:
  •  
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Atividade: Taxa de Crescimento
Responsável: Analista de Sistemas/DBA
Descrição: Previsão da Taxa de Crescimento dos Dados aliada à mudança no volume de dados tratado e quais as providências necessárias. Contactar a GTI para definição deste item.
Entradas:
  • Volume de Dados
  • Periodicidade de Carga
  • Tempo Estimado
Saídas:
  • Taxa de Crescimento Esperada para diferentes Períodos de Tempo
Ferramentas:
  •  
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Atividade: Frequência de Atualização
Responsável: Analista de Sistemas/DBA
Descrição: Definição da Frequência de Atualização do Datamart com base nas características dos dados e informações de carga. Contactar a GTI para definição deste item.
Entradas:
  • Origem dos Dados
  • Frequência de Atualização da Origem
  • Importância da Informação no Datamart (Peso)
Saídas:
  • Frequência de Atualização do DataMart
Ferramentas:
  •  
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Atividade: Otimização do Modelo para o Banco Escolhido
Responsável: Analista de Sistemas/DBA
Descrição: Otimização do Modelo de Banco de Dados para o Banco Escolhido, incluindo as melhores práticas na manutenção de Bancos de Dados. Contactar a GTI para definição deste item.
Entradas:
  • Banco de Dados Escolhido
  • Documento de Performance Tunning do Banco
Saídas:
  • Scripts de Criação do Banco de Dados Otimizados
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Etapa: Projeto do ETL
Descrição: Esta etapa visa definir e projetar separadamente os processos de Extração, Transformação e Carga dos dados no Datawarehouse afim de facilitar a manutenção de cada etapa.
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Atividade: Definir Estratégia de Carga dos Dados (Extração)
Responsável: Analista de Sistemas e DBA
Descrição: Etapa de extração de dados das origens que serão armazenados na Staging Área. Entrar em contato com a GTI para definir qual estratégia será utilizada.
Entradas:  
Saídas:  
Ferramentas:
  •  
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Atividade: Definir Campos Derivados (Transformação)
Responsável: Analista de Sistemas/DBA
Descrição: Mapeamento dos Dados de origem para Criação de Campos Derivados. Entrar em contato com a GTI para auxílio na padronização dos dados resultantes no Banco de Dados de destino.
Entradas:
  • Dados de Origem
  • Relacionamento de Campos
  • Relatórios Pré-Definidos
Saídas:
  • Mapeamento dos Dados de Origem para Criação de Campos Derivados
Ferramentas:
  •  
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Atividade: Definir Nível de Agregação (Transformação)
Responsável: Analista de Sistemas/DBA
Descrição: Aplicação das regras de negócios e refinamento das informações.Entrar em contato com a GTI para auxílio na padronização dos dados resultantes no Banco de Dados de destino.
Entradas:
  • Fontes de Dados
  • Reuniões com Gestor
  • Agregações comuns de dados
Saídas:
  • Agregações de Dados
Ferramentas:
  •  
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Guias a serem disponibilizadas pela GTI
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