quinta, 19 julho 2018
 
BI - Construção

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Finalidade
Consiste em atividades que combinam geração de código (manual ou automática) e testes para verificar a existência de erros no software construído. Neste momento o sistema é efetivamente desenvolvido e geralmente resulta em um produto em condições de ser operado, mesmo que em ambiente de teste.
Como produto teremos a geração dos seguintes artefatos: código fonte criado e integrado, testes unitários, testes de integração, testes de validação e testes de sistema.
Etapa - Planejamento da Fase Construção Reunião de Apresentação de Projeto Planejar Execução Verificar Ambiente Local de Projeto Refinar Planejamento Repete-se até o Fim da Fase Organização das Fontes de Dados Contratação do ETL Carga do Staging Area Carga Inicial da base de Data Warehose Prototipação Carga Inicial do Data Mart Criação de Relatório Pré-Definidos Construção da Visualização Básica do Cubo Monitoramento de Requisitos Tratar Mudança

 

Etapa: Planejamento da Fase de Construção
Descrição: Esta etapa consiste no planejamento(determinando atividades) da fase de construção do subprojeto em questão(iteração). Nesta etapa orienta-se também a realização de uma Reunião de Apresentação do Projeto para as pessoas que estão integrando a equipe de projeto, bem como, verificar ambiente local de desenvolvimento dos mesmos.
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Atividade: Reunião de Apresentação de Projeto
Responsável: Líder de Fase
Descrição: Convocar os colaboradores do projeto, que ainda não integram a equipe de trabalho, para uma reunião onde serão fornecidas as informações disponíveis até o momento sobre o projeto..
Entradas:
  • Projeto Preliminar;
  • Interface Gráfica (Protótipo);
Saídas: Ata da Reunião de Apresentação do Projeto.
Ferramentas:
  • Expresso (Agendamento de Compromissos);
  • Editor de Texto;
  • Ferramenta de Versionamento de Arquivos.
Modelos: Modelo de Ata de Reunião.
Tarefas:
  • Convocar a equipe do projeto;
  • Apresentar à equipe os compromissos assumidos com o cliente;
  • Garantir que a ata da reunião seja confeccionada e devidamente armazenada.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Planejar Execução
Responsável: Líder de Fase
Descrição: Planejar a execução da fase de Construção determinando atividades, responsabilidades e definindo prazos.
Entradas: Cronograma Geral da Fase de Construção
Saídas: Cronograma Detalhado da Fase de Construção
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Elaborar cronograma da Fase;
  • Planejar, caso necessário, treinamentos em tecnologias e processos;
  • Planejar reuniões de acompanhamento.
Guias: Não aplicável
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Atividade: Verificar Ambiente Local de Projeto
Responsável: Líder de Fase
Descrição: Deve solicitar que sua equipe verifique se suas estações de trabalho possuem o ambiente necessário, conforme padrão estabelecido na CELEPAR, para iniciar as atividades do projeto.
Também está incluída nesta atividade a liberação de direito de acesso no repositório do projeto no sistema de controle de versão, ferramenta indispensável para o desenvolvimento do projeto.
Entradas: Não aplicável.
Saídas: Ambiente Desktop verificado; Direito de acesso ao Repositório do projeto criado.
Ferramentas: Expresso - Solicitação de Serviço(OS) ao setor responsável.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Solicitar verificação do ambiente das estações de trabalho;
  • Solicitar liberação de acesso ao repositório do projeto no sistema de controle de versão.
Guias:
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Atividade: Refinar Planejamento
Responsável: Líder de Fase
Descrição: Acompanhar a execução da fase de Construção e avaliar possíveis mudanças durante o processo. No contexto do software Almirante as mudanças se manifestam através de Ocorrências e solicitações de replanejamento durante o processo de execução de tarefa. Uma ocorrência, nesta fase, pode ser tratada através de replanejamentos que resultam em alterações no cronograma.
Entradas: Dados fornecidos pelo software Almirante
Saídas: Ocorrências avaliadas e cronograma da fase refinado.
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não aplicável
Tarefas:
  • Acompanhar execução da fase;
  • Avaliar ocorrências;
  • Replanejar cronograma.
Guias: Não aplicável.
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Etapa: Organização das Fontes de Dados (DW)
Descrição: Essa etapa irá consolidar as fontes de dados e sua transformação para carregar em definitivo o DB de DataWarehouse e suas transformações em Data-Marts, relatórios e Cubos OLAPs.
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Atividade: Contratação do ETL
Responsável: Analista de Sistemas
Descrição: Entrar em contato com a DIPRO para contratar a execução da extração, transformação e carga.
Entradas:
  • Origem dos Dados
  • Periodicidade de Carga
  • Domínio dos Dados
  • Dicionário de Conversão de Dados
Saídas:
  • OS de execução do ETL
  • Diagrama de Mapeamento Origem/Destino de dados
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
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Atividade: Datawarehouse Stagging Area
Responsável: Analista de Sistemas e DBA
Descrição: Área de teste, é a localização temporária para onde os dados dos sistemas/bases de origem são copiados. Esta área de preparo é necessária por motivos de tempo. Todos os dados devem estar disponíveis antes de poderem ser integrados à base DW definitiva. É considerada uma área fora do acesso dos usuários, não sendo utilizada para queries dos usuários. Devido aos vários ciclos de negócios, processamento de dados, hardware e limitações de recursos de rede, além de fatores geográficos, não é possível extrair todos os dados de todos os bancos de dados operacionais exatamente ao mesmo tempo. Entrar em contato com a GTI para definir qual estratégia será utilizada.
Entradas:  
Saídas:  
Ferramentas:
  •  
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Outras guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Atividade: Carga Inicial da base do DataWarehouse
Responsável: Analista de Sistemas e DIPRO
Descrição: Nesta fase é realizada a carga inicial da base de dados do DataWarehouse, que proverá as informações para a fase de Prototipação. Entrar em contato com a GTI para definir qual estratégia de carga do DW será utilizada.
Entradas:
  • OS de ETL para a DIPRO
  • Esquema de Carga
Saídas:
  • Base do DataWarehouse carregada
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Outras guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Atividade: Carga Inicial do Datamart
Responsável: Analista de Sistemas
Descrição: Essa Atividade define a visualização/separação dos dados por área de interesse do negócio, com dados oriundos da base de dados do DataWarehouse.
Entradas:
  • OS de ETL para a DIPRO
  • Esquema de Carga do Datamart
Saídas:
  • Datamart carregado
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Outras guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Etapa: Prototipação
Descrição: Nessa etapa será criado um protótipo da aplicação, com a disponibilização dos Data-Marts por área de interesse do negócio, relatórios pré-definidos e cubos OLAPs.
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Atividade: Construção da Visualização Básica do Cubo
Responsável: Desenvolvedor
Descrição: Construção da Visualização Básica do Cubo
Entradas:
  • Dados obtidos na etapa de ETL
  • Diagrama de Mapeamento Origem/Destino
  • Dicionário de Conversão de Dados
Saídas:  
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:  
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Atividade: Criação de Relatórios Pré-Definidos
Responsável: Desenvolvedor
Descrição: Criação de Relatórios Pré-Definidos
Entradas:
  • Documento com Perguntas / Relatórios Pré-Definidos
  • Principais perguntas a serem respondidas
  • Lista de Relatórios Esperados
Saídas:
  • Relatórios Pré-Definidos
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:  
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Atividade: Construção da Visualização Básica do Cubo
Responsável: Desenvolvedor
Descrição: Construção da Visualização Básica do Cubo
Entradas:
  • Dados obtidos na etapa de ETL
  • Diagrama de Mapeamento Origem/Destino
  • Dicionário de Conversão de Dados
Saídas:  
Ferramentas:
Modelos:  
Tarefas:
  •  
Guias:
  • Outras guias a serem disponibilizadas pela GTI
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Etapa: Monitoramento de Requisitos
Descrição: Esta etapa visa o monitoramento de requisitos a fim de identificar possíveis mudanças e impactos.
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Atividade: Tratar Mudanças
Responsável: Analista de Requisitos.
Descrição: Identificar e registrar mudanças de requisitos .
A identificação da mudança de requisitos inicia-se com uma percepção de uma alteração de mercado, de legislação (imposição), de alterações de fundos para o projeto (recursos financeiros ou de pessoal tanto interno da CELEPAR como do cliente), de disponibilização ou mudança de tecnologia, de algum outro ato ou necessidade percebida..
Entradas: Evento causador da mudança.
Saídas: Alteração dos requisitos no Software Almirante.
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não Aplicável.
Tarefas:
  • Identificar mudanças de requisitos;
  • Avaliar Impactos e informar o líder de projeto e, este por sua vez, deverá avisar os respectivos líderes de fase para programarem as tarefas necessárias;
  • Documentar mudanças de requisitos;
  • Aprovar Mudanças de Requisitos e Replanejamento do Projeto.
Guias: Guia de Gerenciamento de Requisitos.
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