Fase cujas atividades são orientadas ao entendimento dos requisitos (contexto amplo de projeto, sem detalhamento) e à delimitação do escopo do projeto, objetivando um acordo com os envolvidos. A descrição inicial do escopo e os recursos empregados passarão por refinamentos adicionais, em fases subseqüentes, que poderão implicar em alterações no prazo de entrega inicialmente acordado. Objetivos:
Analisar o escopo e obter uma visão geral dos requisitos centrais do projeto, suas características fundamentais e as principais restrições;
Planejar a estratégia de desenvolvimento e particionar o projeto em subprojetos/entregas;
Levantar os riscos iniciais;
Obter o consentimento dos envolvidos acerca dos requisitos;
Como produto teremos a geração dos seguintes artefatos: Projeto Preliminar, Glossário, Lista de Riscos e Plano de Iterações(subprojetos) com respectivo cronograma geral no software Almirante.
Etapa:
Início do Desenvolvimento
Descrição:
Esta etapa consiste na formalização do projeto para o início do desenvolvimento. Neste momento será designando os respectivos responsáveis.
Designar o Coordenador e o Líder de Projetos para que seja iniciado o Processo de Desenvolvimento do Projeto de Software.
Também são determinadas datas de referência para início e fim do projeto. Estas datas são pré-acordadas com o Cliente e sofrerão ajustes durante a confecção do projeto preliminar.
Entradas:
Oportunidade/grupo de oportunidades ou Proposta de Solução Aprovada. Observação: Estas entradas são resultado das atividades de negociação inicial de viabilização do projeto e consideramos que são de cunho gerencial e devem estar descritas em metodologia de gerência de projetos própria.
Saídas:
Projeto apto para iniciar o processo de desenvolvimento.
Esta etapa consiste no planejamento(determinando atividades) da primeira fase do desenvolvimento.
No início do desenvolvimento deve-se realizar Reunião de Apresentação do Projeto, neste momento também é necessário verificar ambiente local e realizar o planejamento desta fase. É importante salientar que o registro de horas referente ao desenvolvimento do projeto deve começar a partir deste momento, visto que somente agora há um projeto formalizado.
Convocar os colaboradores do projeto, que ainda não integram a equipe de trabalho, para uma reunião onde serão fornecidas as informações disponíveis até o momento sobre o projeto.
Entradas:
Oportunidade/grupo de oportunidades ou Proposta de Solução Aprovada.
Deve solicitar que sua equipe verifique se suas estações de trabalho possuem o ambiente necessário, conforme padrão estabelecido na CELEPAR, para iniciar as atividades do projeto.
Também está incluída nesta atividade a solicitação de criação do repositório do projeto no sistema de controle de versão, ferramenta indispensável para o desenvolvimento do projeto.
Entradas:
Não aplicável.
Saídas
Ambiente Desktop verificado;
Repositório do projeto criado (Versionamento de Arquivos).
Ferramentas:
Expresso - Solicitação de Serviço (OS) ao setor responsável.
Modelos:
Não aplicável.
Tarefas:
Solicitar verificação do ambiente das estações de trabalho;
Solicitar criação do repositório do projeto no sistema de controle de versão.
Homogeinização dos conhecimentos de todos os elementos da equipe com relação a Business Intelligence. Todos os integrantes devem ter o mesmo nível de conhecimentos específicos para compreender o trabalho diferenciado dentro do projeto.
Entradas:
Reuniões
Material de Apoio
Apresentação de Conceitos
Saídas:
Equipe preparada para desenvolver o projeto de BI.
Esta etapa consiste em levantar e analisar as necessidades do usuário a fim de produzir uma visão geral da solução para orientar todo o desenvolvimento do projeto e para obter um acordo com o cliente. A solução será decomposta, em iterações, a partir dos artefatos desenvolvidos nesta etapa.
Levantar as informações necessárias para entendimento das necessidades do cliente e identificar as funcionalidades e características do sistema a ser desenvolvido.
Entradas:
Oportunidade/grupo de oportunidades ou Proposta de Solução Aprovada.
Esta etapa consiste em definir a forma mais adequada para a execução do projeto: se integral ou por iterações (dividindo-o em subprojetos conforme o ciclo de vida adotado no processo de desenvolvimento da CELEPAR), considerando principalmente as prioridades em função das necessidades do cliente e em relação aos riscos identificados.
Fazem parte também desta etapa a revisão dos artefatos e o consentimento dos envolvidos acerca dos requisitos.
Dividir o projeto em subprojetos, determinar o tempo limite para a realização de cada fase do processo de desenvolvimento (Análise, Projeto, Construção e Transição) e delegar a sua execução a um determinado Líder de fase (Cronograma Geral).
O Líder de Fase será responsável, em fases posteriores, por delegar a execução das atividades e determinar um prazo para sua realização (Cronograma Detalhado).
Caso seja um projeto de pequeno porte haverá apenas um subprojeto (iteração).
Entradas:
Projeto Preliminar;
Lista de Riscos.
Saídas:
Plano de Iterações (Particionamento do projeto em subprojetos e cronograma geral de cada subprojeto, registro realizado no Software Almirante);
Projeto Preliminar refinado (Tópico planejamento: composto basicamente da lista de subprojetos com respectivos Requisitos e cronograma geral de cada fase obtido a partir do Software Almirante).
Apresentar ao cliente os detalhes dos requisitos (quaisquer artefatos disponíveis) e propostas de solução;
Após a resposta do cliente, o Líder de Projetos é responsável por encaminhar a avaliação do cliente aos analistas de requisitos, caso não haja aprovação é necessário realizar novo levantamento de requisitos;
Em caso de aprovação o Líder de projeto deverá finalizar o Projeto Preliminar elencando a proposta de solução selecionada.
Confirmar se o ambiente do servidor de desenvolvimento está disponível. Caso não esteja, solicitar sua criação.
Também é importante entrar em contato o setor responsável (GTI), na Diretoria de Tecnologia de Informação, e agendar reunião técnica para maiores esclarecimentos sobre os ambientes.
Entradas:
Projeto Preliminar.
Saídas:
Ambientes Servidor verificados;
Solicitação de criação de ambiente, caso necessário;