segunda, 19 setembro 8292
 
Ciclo de Vida

Processo de Desenvolvimento


Ciclo de Vida do software constitui o modelo de implementação do mais alto nível de abstração de processos de desenvolvimento de software, pois deve especificar as atividades a serem executadas durante o processo, bem como a sequencia lógica da execução, identificando pré-requisitos, artefatos e responsáveis.
O foco da abordagem adotada no Processo de Desenvolvimento da CELEPAR está no controle do ciclo de vida de cada subprojeto, sendo que um subprojeto é o resultado do fracionamento do projeto em partes menores.
Particionar a solução em subprojetos além facilitar o desenvolvimento também garante a realização de um bom planejamento para o projeto inteiro, já que o desmembramento do problema permite a racionalização singular de determinado conjunto de funcionalidades (serviços completos que o sistema irá prover – CASOS DE USO).
Abaixo segue uma visão de como se dará o desenvolvimento do projeto:


Com esta abordagem a fase de contratação ocorre uma única vez por projeto, enquanto que as demais fases acontecem uma vez a cada subprojeto sob a forma de cascatas aninhadas. Ao final da fase de contratação é que de fato o escopo preliminar do projeto é fechado e por isso a divisão em subprojetos pode acontecer.
Esta abordagem permite que o processo de desenvolvimento ocorra de forma iterativa e incremental. Iterativa porque a cada subprojeto ocorre uma repetição de atividades de cada uma das fases. O incremento é dado pela construção progressiva de artefatos, proporcionando o crescimento gradual do projeto como um todo.