Consiste em atividades que combinam geração de código (manual ou automática) e testes para verificar a existência de erros no software construído. Neste momento o sistema é efetivamente desenvolvido e geralmente resulta em um produto em condições de ser operado, mesmo que em ambiente de teste.
Como produto teremos a geração dos seguintes artefatos: código fonte criado e integrado, testes unitários, testes de integração, testes de validação e testes de sistema.
Etapa:
Planejamento da Fase de Construção
Descrição:
Esta etapa consiste no planejamento(determinando atividades) da fase de construção do subprojeto em questão(iteração). Nesta etapa orienta-se também a realização de uma Reunião de Apresentação do Projeto para as pessoas que estão integrando a equipe de projeto, bem como, verificar ambiente local de desenvolvimento dos mesmos. Esta etapa consiste no planejamento(determinando atividades) da fase de construção do subprojeto em questão(iteração). Nesta etapa orienta-se também a realização de uma Reunião de Apresentação do Projeto para as pessoas que estão integrando a equipe de projeto, bem como, verificar ambiente local de desenvolvimento dos mesmos.
Convocar os colaboradores do projeto, que ainda não integram a equipe de trabalho, para uma reunião onde serão fornecidas as informações disponíveis até o momento sobre o projeto..
Entradas:
Projeto Preliminar;
Especificação de Casos de Uso;
Modelo de Casos de Uso;
Interface Gráfica (Protótipo);
Modelo de Projeto (Classes de Controle, Classes de Serviços e Classes de Persistência e Classes de Domínio);
Deve solicitar que sua equipe verifique se suas estações de trabalho possuem o ambiente necessário, conforme padrão estabelecido na CELEPAR, para iniciar as atividades do projeto.
Também está incluída nesta atividade a liberação de direito de acesso no repositório do projeto no sistema de controle de versão, ferramenta indispensável para o desenvolvimento do projeto.
Entradas:
Não aplicável.
Saídas:
Ambiente Desktop verificado; Direito de acesso ao Repositório do projeto criado.
Ferramentas:
Expresso - Solicitação de Serviço(OS) ao setor responsável.
Modelos:
Não aplicável.
Tarefas:
Solicitar verificação do ambiente das estações de trabalho;
Solicitar liberação de acesso ao repositório do projeto no sistema de controle de versão.
Acompanhar a execução da fase de Construção e avaliar possíveis mudanças durante o processo. No contexto do software Almirante as mudanças se manifestam através de Ocorrências e solicitações de replanejamento durante o processo de execução de tarefa. Uma ocorrência, nesta fase, pode ser tratada através de replanejamentos que resultam em alterações no cronograma.
Entradas:
Dados fornecidos pelo software Almirante
Saídas:
Ocorrências avaliadas e cronograma da fase refinado.
Esta etapa consiste no entendimento dos artefatos a serem produzidos (artefatos de entrada) e na revisão dos artefatos produzidos (artefatos de saída da fase de construção).
Esta etapa consiste na realização de testes(de Validação e de Sistema) para avaliar se os requisitos foram total ou parcialmente satisfeitos pelo software.
Executar os Casos de Teste e registrar as ocorrências que encontrar na ferramenta Almirante. O enfoque desta atividade está nos requisitos funcionais.
Observação: É importante salientar que neste momento o responsável está desempenhando o papel de Testador, conforme o Guia do Processo de Teste.
Entradas:
Casos de Teste
Saídas:
Caso encontradas incoerências ou inconsistências, registro de ocorrências via Almirante.
Com o produto estável o responsável deve realizar testes para verificar desempenho, segurança, tolerância a falhas e comportamento da aplicação frente a situações anormais.
Observação: É importante salientar que neste momento o responsável está desempenhando o papel de Administrador de Sistemas, conforme o Guia do Processo de Teste.
Entradas:
Plano de Testes;
Casos de Testes.
Saídas:
Caso encontradas incoerências ou inconsistências, registro de ocorrências via Almirante.
Esta etapa consiste na geração de versões para ambiente de desenvolvimento, a qual será utilizada para a realização dos Testes de Validação e Testes de Sistema.
O Líder de Fase deve aplicar uma Tag ao projeto para determinar a estabilização do código-fonte gerado. Esta Tag cria um marco no processo de desenvolvimento e é utilizada para carregar o Ambiente de Desenvolvimento.
Entradas:
Código Fonte e Testes gerados até o momento.
Saídas:
Tag Aplicada e Ambiente de Desenvolvimento Atualizado.
Ferramentas:
Ferramenta de Controle de Versão de Arquivos;
Expresso - Solicitação de Serviço(OS) ao setor responsável;
Utilizar ferramenta específica, conforme a plataforma, para a disponibilização da aplicação.
Modelos:
Não aplicável.
Tarefas:
Aplicar TAG;
Solicitar atualização do servidor de Desenvolvimento ao setor responsável, se primeiro deploy, a partir do segundo em diante utilizar o Estaleiro diretamente.
Esta etapa consiste na efetiva construção da aplicação. Após a codificação da aplicação, tetes de unidade e de integração serão realizados visando descobrir eventuais erros.
Produzir código-fonte conforme os modelos e especificações do projeto e a plataforma tecnológica especificada no projeto preliminar.
Criar também a funcionalidade para monitoramento do sistema.
Entradas:
Projeto Preliminar;
Especificação de Casos de Uso;
Modelo de Casos de Uso;
Interface Gráfica (Protótipo);
Modelo de Projeto (Classes de Controle, Classes de Serviços e Classes de Persistência e Classes de Domínio);
Diagramas de Sequência por Caso de Uso.
Saídas:
Código-fonte da aplicação
Ferramentas:
Ferramenta adotada para o Desenvolvimento da Aplicação (IDE, do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento)
Modelos:
Não aplicável.
Tarefas:
Produzir código-fonte conforme os modelos e especificações do projeto;
Criar a funcionalidade para monitoramento do sistema.
Guias:
Consultar guias específicos da plataforma tecnológica selecionada
Extremamente importante quando tratar-se de um desenvolvimento iterativo. O Desenvolvedor deverá testar a integração do(s) componente(s) desenvolvidos na iteração atual com aqueles desenvolvidos preteritamente.
Entradas:
Plano de Testes.
Saídas:
Teste de Integração.
Ferramentas:
Ferramenta de Teste Integração determinada no Plano de Testes
Identificar e registrar mudanças de requisitos .
A identificação da mudança de requisitos inicia-se com uma percepção de uma alteração de mercado, de legislação (imposição), de alterações de fundos para o projeto (recursos financeiros ou de pessoal tanto interno da CELEPAR como do cliente), de disponibilização ou mudança de tecnologia, de algum outro ato ou necessidade percebida.
Avaliar Impactos e informar o líder de projeto e, este por sua vez, deverá avisar os respectivos líderes de fase para programarem as tarefas necessárias;
Documentar mudanças de requisitos;
Aprovar Mudanças de Requisitos e Replanejamento do Projeto.