quinta, 19 setembro 8937
 
Contratação

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Finalidade
Fase cujas atividades são orientadas ao entendimento dos requisitos (contexto amplo de projeto, sem detalhamento) e à delimitação do escopo do projeto, objetivando um acordo com os envolvidos. A descrição inicial do escopo e os recursos empregados passarão por refinamentos adicionais, em fases subseqüentes, que poderão implicar em alterações no prazo de entrega inicialmente acordado.
Objetivos:
  • Analisar o escopo e obter uma visão geral dos requisitos centrais do projeto, suas características fundamentais e as principais restrições;
  • Identificar e listar os casos de uso;
  • Planejar a estratégia de desenvolvimento e particionar o projeto em subprojetos/entregas;
  • Levantar os riscos iniciais;
  • Obter o consentimento dos envolvidos acerca dos requisitos;
  • Iniciar processo de registro de marcas e patentes.
Como produto teremos a geração dos seguintes artefatos: Projeto Preliminar, Glossário, Modelo de Caso de Uso, Estimativa de Projeto, Lista de Riscos, Plano de Iterações(subprojetos) com respectivo cronograma geral no software Almirante e Solicitação de Registro de Marca no INPI.

 

Etapa: Início do Desenvolvimento
Descrição: Esta etapa consiste na formalização do projeto para o início do desenvolvimento. Neste momento será designando os respectivos responsáveis.
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Atividade: Formalizar Projeto
Responsável: Gerente ou Coordenador de Área
Descrição: Designar o Coordenador e o Líder de Projetos para que seja iniciado o Processo de Desenvolvimento do Projeto de Software.
Também são determinadas datas de referência para início e fim do projeto. Estas datas são pré-acordadas com o Cliente e sofrerão ajustes durante a confecção do projeto preliminar.
Entradas: Oportunidade/grupo de oportunidades ou Proposta de Solução Aprovada.
Observação: Estas entradas são resultado das atividades de negociação inicial de viabilização do projeto e consideramos que são de cunho gerencial e devem estar descritas em metodologia de gerência de projetos própria.
Saídas: Projeto apto para iniciar o processo de desenvolvimento.
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Determinar, com base na proposta de solução ou na análise da(s) oportunidade(s), as datas de referência para início e fim do projeto;
  • Designar Coordenador e Líder de Projeto.
Guias: Não aplicável.
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Etapa: Planejamento da Fase Contratação
Responsável: Líder de Projetos
Descrição: Esta etapa consiste no planejamento(determinando atividades) da primeira fase do desenvolvimento.
No início do desenvolvimento deve-se realizar Reunião de Apresentação do Projeto, neste momento também é necessário verificar ambiente local e realizar o planejamento desta fase. É importante salientar que o registro de horas referente ao desenvolvimento do projeto deve começar a partir deste momento, visto que somente agora há um projeto formalizado.
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Atividade: Reunião de Apresentação do Projeto
Responsável: Líder de Projetos
Descrição: Convocar os colaboradores do projeto, que ainda não integram a equipe de trabalho, para uma reunião onde serão fornecidas as informações disponíveis até o momento sobre o projeto.
Entradas: Oportunidade/grupo de oportunidades ou Proposta de Solução Aprovada.
Saídas: Ata da Reunião de Apresentação do Projeto.
Ferramentas
  • Expresso (Agendamento de Compromissos);
  • Editor de texto.
Modelos: Modelo de Ata de Reunião.
Tarefas:
  • Convocar a equipe do projeto;
  • Apresentar à equipe os compromissos assumidos com o cliente;
  • Garantir que a ata da reunião seja confeccionada e devidamente armazenada.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Planejar Execução
Responsável: Líder de Projetos.
Descrição: Planejar a execução da Fase de Contratação determinando atividades, responsabilidades e definido prazos.
Entradas: Oportunidade/grupo de oportunidades ou Proposta de Solução Aprovada.
Saídas: Cronograma da Fase de Contratação
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Elaborar cronograma;
  • Planejar, caso necessário, treinamentos em tecnologias e processos;
  • Planejar reuniões de acompanhamento.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Verificar Ambiente Local de Projeto
Responsável: Líder de Projetos
Descrição: Deve solicitar que sua equipe verifique se suas estações de trabalho possuem o ambiente necessário, conforme padrão estabelecido na CELEPAR, para iniciar as atividades do projeto.
Também está incluída nesta atividade a solicitação de criação do repositório do projeto no sistema de controle de versão, ferramenta indispensável para o desenvolvimento do projeto.
Entradas: Não aplicável.
Saídas
  • Ambiente Desktop verificado;
  • Repositório do projeto criado (Versionamento de Arquivos).
Ferramentas: Expresso - Solicitação de Serviço (OS) ao setor responsável.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Solicitar verificação do ambiente das estações de trabalho;
  • Solicitar criação do repositório do projeto no sistema de controle de versão.
Guias:
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Etapa: Delimitação do Escopo
Descrição: Esta etapa consiste em levantar e analisar as necessidades do usuário a fim de produzir uma visão geral da solução para orientar todo o desenvolvimento do projeto e para obter um acordo com o cliente. A solução será decomposta, em iterações, a partir dos artefatos desenvolvidos nesta etapa.
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Atividade: Levantar e Analisar Requisitos
Responsável: Analista de Requisitos
Descrição: Levantar as informações necessárias para entendimento das necessidades do cliente e identificar as funcionalidades e características do sistema a ser desenvolvido.
Entradas: Oportunidade/grupo de oportunidades ou Proposta de Solução Aprovada.
Saídas:
  • Ata de reunião;
  • Projeto Preliminar;
  • Registro dos requisitos no Software Almirante.;
  • Glossário;
  • Documentação advinda do cliente;
  • Modelo de Casos de Uso;
  • Registro dos Casos de Uso no Software Almirante;
  • Estimativas do projeto no Software Almirante;
  • Lista de Riscos.
Ferramentas:
Modelos:
Tarefas:
  • Realizar reuniões, entrevistas, com o cliente;
  • Documentar as reuniões realizadas com o cliente de modo a formalizar as necessidades levantadas (Ata de Reunião);
  • Levantar e documentar os requisitos;
  • Interagir com cliente visando refinar os requisitos;
  • Estabelecer a alternativa de solução mais adequada;
  • Determinar a viabilidade técnica e subsidiar a análise econômica da solução.
Guias:
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Etapa: Estratégia de Desenvolvimento
Descrição: Esta etapa consiste em definir a forma mais adequada para a execução do projeto: se integral ou por iterações (dividindo-o em subprojetos conforme o ciclo de vida adotado no processo de desenvolvimento da CELEPAR), considerando principalmente as prioridades em função das necessidades do cliente e em relação aos riscos identificados.
Fazem parte também desta etapa a revisão dos artefatos, o consentimento dos envolvidos acerca dos requisitos e o inicio do processo de registro de marcas e patentes.
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Atividade: Planejar Subprojetos
Responsável: Líder de Projetos.
Descrição: Dividir o projeto em subprojetos, determinar o tempo limite para a realização de cada fase do processo de desenvolvimento (Análise, Projeto, Construção e Transição) e delegar a sua execução a um determinado Líder de fase (Cronograma Geral).
O Líder de Fase será responsável, em fases posteriores, por delegar a execução das atividades e determinar um prazo para sua realização (Cronograma Detalhado).
Caso seja um projeto de pequeno porte haverá apenas um subprojeto (iteração).
Entradas:
  • Projeto Preliminar;
  • Estimativa do Projeto;
  • Modelo de Casos de Uso;
  • Lista de Riscos.
Saídas:
  • Plano de Iterações (Particionamento do projeto em subprojetos e cronograma geral de cada subprojeto, registro realizado no Software Almirante);
  • Projeto Preliminar refinado (Tópico planejamento: composto basicamente da lista de subprojetos com respectivos Requisitos/Casos de Uso e cronograma geral de cada fase obtido a partir do Software Almirante).
Ferramentas: Software Almirante.
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Particionar o projeto em subprojetos;
  • Elaborar cronograma das Fases de Análise, Projeto, Construção e Transição;
  • Complementar o preenchimento do documento Projeto Preliminar iniciado em etapa anterior.
Guias: Guia para Elaboração de Projeto Preliminar.
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Atividade: Revisar Artefatos
Responsável: Líder de Projetos
Descrição: Esta atividade consiste em revisar todos os artefatos gerados até o momento: Projeto Preliminar, Modelo de Casos de Uso, Estimativa de Projeto e Lista de Riscos.
Esta revisão pode envolver pessoas de todas as áreas da empresa, conforme a necessidade.
É de responsabilidade do Líder de Projetos selecionar quantas e quais pessoas são necessárias para a revisão e organizar uma reunião técnica para uma discussão após apreciação dos documentos pelos envolvidos.
Entradas:
  • Projeto Preliminar;
  • Estimativa do Projeto;
  • Modelo de Casos de Uso;
  • Lista de Riscos.
Saídas:
  • Projeto Preliminar Revisado;
  • Estimativa do Projeto Revisado;
  • Modelo de Casos de Uso Revisado;
  • Lista de Riscos Revisado;
  • Ata de Reunião.
Ferramentas:
Modelos: Não aplicável.
Tarefas:
  • Planejar Tarefas de Revisão;
  • Planejar reunião para fechamento da revisão;
  • Agendar possíveis correções.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Obter Aprovação
Responsável: Líder de Projetos
Descrição: Realizar reunião para obter a aprovação do cliente em relação ao projeto preliminar.
Entradas: Projeto Preliminar
Saídas:
  • Termo de Aceite assinado;
  • Projeto Preliminar Finalizado.
Ferramentas:
  • Correio Eletrônico;
  • Editor de Texto.
Modelos: Termo de Aceite Projeto Preliminar.
Tarefas:
  • Agendar reunião;
  • Apresentar ao cliente os detalhes dos requisitos (quaisquer artefatos disponíveis) e propostas de solução;
  • Após a resposta do cliente, o Líder de Projetos é responsável por encaminhar a avaliação do cliente aos analistas de requisitos, caso não haja aprovação é necessário realizar novo levantamento de requisitos;
  • Em caso de aprovação o Líder de projeto deverá finalizar o Projeto Preliminar elencando a proposta de solução selecionada.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Verificar Ambientes
Responsável: Líder de Projetos
Descrição: Confirmar se os ambientes servidor de desenvolvimento, homologação e produção estão disponíveis. Caso não estejam, solicitar sua criação.
Também é importante entrar em contato o setor responsável (GTI), na Diretoria de Tecnologia de Informação, e agendar reunião técnica para maiores esclarecimentos sobre os ambientes.
Entradas: Projeto Preliminar.
Saídas:
  • Ambientes Servidor verificados;
  • Solicitação de criação de ambiente, caso necessário;
  • Reunião Técnica para esclarecimentos;
  • Ata de reunião.
Ferramentas:
  • OpenGOP (Gestão Operacional de Data Center);
  • Expresso - Solicitação de Serviço (OS) ao setor responsável;
  • Correio Eletrônico;
  • Editor de Texto.
Modelos: Ata de Reunião.
Tarefas:
  • Verificar ambientes servidor de desenvolvimento, homologação e produção;
  • Cadastrar o sistema no software Gestão Operacional de Data Center(OpenGOP);
  • Solicitar criação do ambiente de desenvolvimento, homologação e produção, se necessário, através de Solicitação de Serviço (OS);
  • Agendar reunião técnica com o setor responsável, na Diretoria de Tecnologia de Informação, para esclarecimentos sobre os ambientes necessários;
  • Gerar ata da reunião.
Guias: Não aplicável.
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Atividade: Solicitar Registro de Marcas no INPI
Responsável: Líder de Projeto
Descrição: Solicitar registro de marcas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) somente se o software a ser desenvolvido tem a possibilidade de ser cedido a terceiros (órgãos de outros poderes, de outros estados, de outros países ou iniciativa privada).
Entradas: Necessidade de registro do software que será desenvolvido
Saídas: Solicitação de Registro de Marcas.
Ferramentas: Editor de Texto.
Modelos: Formulário de Registro de Marcas.
Tarefas: As tarefas estão mapeadas no respectivo guia Processo Registrar Marcas no INPI.
Guias:
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