sexta, 16 novembro 2018
 
Uso do Maven2

Descrição

A Plataforma Pinhão Paraná adota como solução para gerenciamento de projetos Java a ferramenta MAVEN2. O Maven é um projeto da Apache Software Foundation que partiu da evolução da ferramenta Ant. Trata-se de uma solução extremamente difundida na comunidade de desenvolvedores Java. O Maven possui um modelo de configuração mais simples, baseado no formato XML. Utiliza uma construção conhecida como Project Object Model (POM) que descreve todo o processo de construção de um projeto de software, suas dependências, módulos, componentes e a sua sequência de construção. O Maven contém tarefas pré-definidas que realizam funções bem conhecidas como compilação e empacotamento de código.
Uma característica chave do Maven é que ele é construído para trabalhar em rede. O núcleo da ferramenta pode fazer download ou upload de plugins e bibliotecas Java de um repositório. Este pode ser um repositório do próprio Apache, de outras organizações ou até mesmo um repositório interno.

Também foi adotada uma solução para gerenciamento de repositório interno para o MAVEN2, que é o ARCHIVA. Entre suas responsabilidade está controlar o armazenamento das bibliotecas, busca de bibliotecas em repositórios remotos, inclusão manual de novas bibliotecas, inclusão realizadas via Maven, pesquisa das bibliotecas existentes, controle de acesso, etc.


Downloads

Guia para uso do Maven na Celepar.
Material de Autoria da Eteg: Introdução ao Apache Maven