segunda, 19 setembro 8327
 
Tabelião Pinhão - Certificação Digital

Descrição

TABELIÃO é um projeto que visa prover os meios para implementação e implantação da CERTIFICAÇÃO DIGITAL nos sistemas desenvolvidos na plataforma PINHÃO-PARANÁ.
Tem como principais objetivos:
1 - Definir requisitos e funcionalidades para um conjunto de componentes de softwares que possa implementar os serviços de CERTIFICAÇÃO DIGITAL dentro do padrão de desenvolvimento PINHÃO e atendendo os requisitos da ICP-BRASIL.
2 - Dotar a plataforma PINHÃO com um módulo que contenham o conjunto de componentes definidos a partir do primeiro objetivo, que se concretiza através do proto-agente TABELIÃO.
3 – Definir e padronizar a utilização do módulo de CERTIFICAÇÃO DIGITAL no contexto de desenvolvimento de software no ambiente CELEPAR, sempre de acordo com as orientações da ICP-BRASIL.
4 - Promover e divulgar, através de treinamento e capacitação, as técnicas e teorias que envolvem o uso de CERTIFICAÇÃO DIGITAL.

Um dos principais diferenciais do TABELIÃO é a disponibilização de uma interface WEB (Aplicação) para a administração das cadeias de certificação, que permite o controle de quais as Autoridades Certificadoras serão aceitas, e esta mesma aplicação fará um cache das LCRs (Listas de  Certificados Revogados). Desta forma não será necessária nenhuma configuração ou controle por parte das aplicações hospedeiras do TABELIÃO e muito menos no ambiente cliente (navegador - browser).

Downloads

    Arquivos essenciais:

    - Tabelião Cliente 1.4.4 (Use Sentinela 1.4.8 ou superior)
          .sha1
          .pcks7
    - JavaDoc 1.4.4
           .sha1
           .pkcs7
    - bouncycastleLite.jar
          .sha1
          .pkcs7

    Necessários para autenticação (login) e geração assinatura:

    - TabeliaoApplet.jar
          .sha1
          .pkcs7
    - plugin.jar
          .sha1
          .pkcs7


    - Interface Administrativa (Aplicação .war): para Jboss 4.0.5GA e Java 6.
         .sha1
         .pkcs7
    - Scripts para cadastro no Sentinela
         .sha1
         .pkcs7
    - Scripts para criação do banco de dados.
         .sha1
         .pkcs7
   
    Manuais, Guias e outros documentos.

    - Manual do Usuário da Interface Administrativa.
    - Manual de Acoplagem e Desenvolvimento.
    - Manual de Produção da Interface Administrativa.
    - Manual de Implantação.
   
   
    - Demonstração 2007.
   
    - Visão Geral.

Histórico de Mudanças

repositório das versões antigas, contidas no Archiva

    -  Versão 1.4.4
            
Neste pacote estão incluídas as funcionalidades de Geração e Validação de Assinaturas no formato EnvelopING XML. Mudanças nas TagLibs de assinaturas (EnvelopING e EnvelopED) para ambiente servidor (WEB) permitindo a transmissão dos arquivos (em Base64) entre os ambientes cliente e servidor. Correções nos métodos de validação de assinaturas XML: Mudanças de bibliotecas e código de checagem para melhorar performance em equipamentos Multi-Core e HT (Hyper-Threading). Melhorias nos construtores  de Assinatura XML para instanciação em InputStream, InputSource, Document, String.  Novos métodos para validar Vigências, Cadeias e LCR(Listas de Certificados Revogados) separadamente. Novos métodos para a classe de validação: hasExcecao(), getValidacoesExcecao(), resulta em melhor controle das ações. Uso do Cache de segundo nível do Hibernate para objetos relativamente estáveis, como por exemplo os Certificados das AC's.  Incluído "time-out" para leitura na classe de Download para cache das LCRs. Foi incluída na Interface Administrativa funcionalidades para o monitoramento dos serviços de atualização de LCR's.
Por haverem sido incluídas novas funcionalidades tanto no cliente, como na interface Administrativa, é necessário que as alterações de scripts para o Sentinela e o Banco de Dados sejam aplicadas.

     - Versão 1.2.2
            
Foi incluída nesta versão a funcionalidade de geração de Contra-Assinatura no formato EnvelopED XML. Foi melhorada a classe de download de LCR's (para cache em banco de dados), permitindo o uso de configurações no arquivo sentinela.xml ou chamadas diretas às interaces da classe para utilização ou não de proxy de rede. Foram feitas diversas melhorias no TabeliaoApplet, principalmente com relação a interatividade com o usuário (ex.: Barra de Progresso nas atividades, mensagens de erro, etc).

     - Versão 1.2.0
Esta versão provê as funcionalidades para geração e validação de assinaturas digitais em arquivos no formato XML. Nesta versão, específicamente para o formato de assinatura EnvelopED XML, que é um dos padrões de  Assinaturas digitias em XML (XADES), e é utilizado pelo projeto NF-e por exemplo. A implementação atual já se baseia nos documentos da série DOC-ICP-15 (ainda em processo de homologação pelo ITI), que foram disponibilizados para consulta pública, e as alterações que ocorrerem serão contempladas. Também houveram alterações para compatibilidade com as versões mais atualizadas do Sentinela. A partir desta versão, também está disponível o arquivo Javadoc empacotado (.zip). Demais funcionalidades das versões anteriores.

Use Sentinela 1.4.8 ou superior.
Esta versão exige JAVA 1.6 ou superior.


    - Versão 1.0.3
A versão 1.0.3 possui alterações na obtenção dos dados de Pessoa Física ou Jurídica do certificado, pois algumas autoridades certificadoras como SERASA estavam mandando essas informações de forma diferente dos certificados testados anteriormente e de outras autoridades certificadoras. Isto impossibilitava o Tabelião Cliente de ler essas informações, que eram o Município e a UF do RG do portador.


    - Versão 1.0.2
A versão 1.0.2, que é a primeira disponibilizada, fornece os serviços de autenticação e assinatura digital no formato PKCS #7, além daqueles já comentados na descrição. Permite utilizar certificados armazenados em hardwares criptográficos (PKCS #11) ou arquivos (PKCS #12).